A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER

Na madrugada de terça, dia 19 de fevereiro, aproximadamente em torno das 03h50min, o Sol ingressou no sonhador e abstrato signo de Peixes. Nesse período, de mais ou menos 30 dias, os nascidos sob este signo iniciam um novo ciclo anual. Peixes é um signo de Água, Mutável, governado pelo planeta Netuno e tem como co-regente o planeta Júpiter. Ele encerra em si todas as qualidades, complexidades e contradições dos outros signos do Zodíaco. Peixes é um signo da dualidade, do caos, assim como da espiritualidade, das artes, da humanidade e compaixão.

PEIXES
19 de fevereiro a 20 de março
Mutável - Água


Peixes é o último signo do Zodíaco. É um signo de Humanidade, sensível aos pensamentos e sentimentos dos outros. Ele finaliza um ciclo e reúne em si todos os conflitos existentes nos signos anteriores, como se representasse uma última etapa na vida que todo ser humano deve aprender a olhar. Sendo o último signo, espera ser o último, ter menos e não ser percebido. Na infância pode ter uma saúde frágil. Em Peixes, entramos em contato com a transcendência, com os sentimentos mais profundos e elevados da essência humana e, ao mesmo tempo, nos deparamos com o caos, a desilusão e a desordem: daí vem sua complexidade.
Sensibilidade, sacrifício e imaginação são suas maiores características. O pisciano é como uma esponja que absorve todas as influências ao redor. Alegram-se pela alegria dos outros e ficam deprimidos se algo de ruim acontece com alguém que conheçam. Pode-se dizer que sejam eles mesmos seus únicos adversários e podem necessitar de períodos de isolamento para acalmar seu espírito. Sua vida consiste, grande parte, em acertar as coisas com a própria alma.
Sua natureza gentil e moderada favorece o hábito de permitir que as coisas fiquem à deriva, o que pode ser extremamente irritante para signos mais práticos. Entretanto, podem ser eficientes e precisos se estiverem atuando na função certa, ou seja, se estiverem conectados com a psique, a espiritualidade ou com a arte. Precisam estar envolvidos em um mundo de sonhos onde possam se esquecer do eu. Se esta tendência puder ser desenvolvida, controlada e bem dirigida, o resultado é uma admirável habilidade dramática, que cria o artista, o poeta, o músico, o pintor.



Sonhadores por excelência, o nativo deste signo é capaz de entregar-se aos devaneios mesmo à luz do dia. De qualquer maneira ele precisa permanecer no mundo da fantasia, pois a realidade é algo incompreensível para ele. Aí vem seu dilema: Ter que viver na realidade e, ao mesmo tempo, sentir-se inadequado a ela.
Desse modo, lidar com o mundo material torna-se desconfortável e, muitas vezes, suas necessidades físicas são colocadas em segundo plano. Geralmente aceitam os danos, em vez de lutar por seus direitos. Precisam aprender a ser mais cuidadosos com os bens e necessidades materiais. Devem exercitar a realidade, pois podem ser facilmente ludibriados já que o caminho do irreal é mais fácil de ser percorrido.
São capazes de perceber as dificuldades na vida das pessoas e se colocar no lugar delas de uma forma ímpar, entrando em consonância com a mesma dor sofrida. São ótimos para curar e aliviar. Podem trabalhar em prol de algo maior que sua individualidade e aceitam fazer qualquer coisa para diminuir a dor das outras pessoas, sem esperar nada em troca.
Quando autênticos, são altruístas, amáveis; sentem compaixão e se sacrificam pelo próximo. Resignação, renúncia, compaixão, humildade, abnegação e redenção são sentimentos encontrados nesse signo. A consciência do signo anseia em sair de si mesmo e se tornar parte de algo maior. Peixes é o signo da dissolução do Ego.
Ninguém é mais volúvel, mutável e ambivalente do que Peixes. Ele é como um camaleão: se disfarça conforme a ocasião, se adapta a qualquer circunstância e adora criar personagens. Assumem personalidades distintas; entre elas encontramos os mais variados perfis: gênios (como Einstein), ladrões, místicos e religiosos (como Madre Teresa), dependentes químicos e artistas. Estas características podem também ser relacionadas com o planeta Netuno, quando este estiver em destaque no Mapa Natal de uma pessoa.
Netuno, ou Poseidon na mitologia Grega, é a representação do Deus dos Oceanos e das vias submarinas da Terra. Ele pode ser um Deus bondoso e calmo, mas pode de repente surgir cheio de cólera, com seu tridente na mão, e se mostrar absolutamente hostil e destruidor. Assim sendo, quando o estoque quase infinito de paciência do pisciano se esgota, fica tão descontroladamente irritado que parece ser impossível acalmá-lo.
Sua linguagem é emocional (artes, espiritualidade e psique). Eles personificam todo o inconsciente humano e desenvolvem a grande capacidade da compreensão. Suas palavras nem sempre conseguem traduzir suas emoções transcendentais e profundas, por isso tem dificuldade de ser compreendido. Peixes sabe “ouvir o silêncio”, sabe “olhar o invisível”, “tocar o intangível” e encontrar a beleza no inóspito.
Também o símbolo do Cristo é associado ao signo de Peixes. Aliás, a Era de Peixes é a Era em que nos encontramos. Ela será substituída pela Era de Aquário (em 2.460 aproximadamente) e no momento estamos vivendo a superposição das duas Eras. A Era de Peixes é a era dos grandes avatares, como Buda, o Cristo, São João Batista, e outros que vieram trazer para a humanidade a mensagem da Era de Peixes, a Era do Sacrifício, a Era do Amor ao Próximo. Se o Amor e a Compaixão Universal são as pedras angulares da mensagem de Cristo, então essa premissa está de acordo com o signo de Peixes. Será que a Humanidade aprendeu essa lição nesses dois mil anos?
Aí está porque o signo de Peixes é tão devotado e se sacrifica tanto pelo outro ser. A chave para compreendê-lo é a palavra "Compaixão". Ele possui uma grande compreensão daquele mistério que diz que ‘dentro de cada homem há um Deus’. Ele vê em cada ser humano a pequena parcela Divina que ali reside e por esta razão ele perdoa sempre.
No seu lado negativo pode carecer de segurança, perseverança, disciplina e continuidade. Pode ser dependente, tender à depressão e ter pouca iniciativa, ou ainda se achar sempre vítima das circunstâncias. Por esta razão permanece passivo e espera que, do Céu, lhe venha uma ajuda providencial. Os piscianos devem aprender a não encarar as coisas com fatalismo e a evitar os exageros. Podem se achar incompreendidos, injustiçados, desanimados, marginalizados e depressivos. Todos os tipos de dependências ou alternativas de fuga estão relacionados a esse signo: desde drogas, bebidas, fumo à autocomiseração (suicídio). Precisam de um ambiente positivo nas suas vidas, já que são vulneráveis à energia do ambiente e ao pensamento das pessoas.
É um signo dual e transferencial por isso passa conflitos e deposita esperanças em outras pessoas; acredita pouco em suas potencialidades. Na mitologia esse dilema é representado por um par de peixes, unidos por um cordão, que nadam em direção contrária, um no sentido do inconsciente, e o outro no sentido do consciente. Entretanto, o Astrólogo Robert Hand observou que, astronomicamente, esses peixes não estão em direções opostas como sempre se acreditou. Há um peixe do Leste que “nada” para cima, em direção ao céu, enquanto o peixe do Oeste “nada” ao longo do horizonte. Podemos concluir que um dos peixes busca iluminação espiritual, enquanto o outro se preocupa com o lado material. Peixes é a confluência destas tendências contrárias. O objetivo primordial é manter o equilíbrio entre esses “dois peixes”, para que sigam “nadando” saudáveis, energéticos e em contato com seus processos. Quando se conscientizam de seu valor, podem tornar-se focos de luz e abnegação que modificam as pessoas pela força do exemplo.


Os nativos do signo de peixes apresentam inúmeras facetas também de acordo com os 12 tipos de Ascendentes. Apresentamos abaixo algumas características do signo solar em peixes combinando com os seguintes possíveis Ascendentes:

Com Ascendente em Áries: Dilui a excessiva timidez de Peixes, confere mais garra e tenacidade. Entretanto há um conflito de personalidade: precisa saber se auto-afirmar sem atrair discórdia ou sem se esquecer de olhar para os lados. Pode ser incompreendido e/ou lutar por nobres ideais coletivos.
Com Ascendente em Touro: Confere maior realismo e segurança, busca estabilidade. Natureza passiva e receptiva. Pode ser um pouco acomodado e carecer de fé. Pode depender de amigos e tem gosto artístico.
Com Ascendente em Gêmeos: Instabilidade pessoal, maior sociabilidade. Confere uma grande aptidão artística e imaginativa. A mente é compreensiva. Pode gerar poetas e escritores. Pode oscilar emocionalmente e ser difícil se posicionar.
Com Ascendente em Câncer: Maior vulnerabilidade, sensação de que não é nunca compreendido, fortes tendências artísticas. Natureza elevada, voltada para o conhecimento e religiosidade. Volúvel e suscetível. Deve buscar ampliar sua consciência.
Com Ascendente em Leão: Externamente pode mostrar-se passivo, mas suas ações têm sempre um objetivo definido. Tendência ao ocultismo, psicologia e mediunidade. É generoso e muito criativo. Pode sofrer fraudes ou calúnias. Pode expressar positivamente as características artísticas de Peixes.
Com Ascendente em Virgem: Maior senso de organização, temperamento mais equilibrado, com talentos artísticos. Natureza hospitaleira, harmoniosa, solícita e modesta. A autoconfiança pode ser vacilante. A saúde é delicada e sensível aos ânimos externos. É preocupado com a opinião alheia.
Com Ascendente em Libra: Maior diplomacia, inconstância e indecisão. Pode ser mais acomodado e negligenciar sua saúde. É um grande sonhador e tem tendências artísticas acentuadas.
Com Ascendente em Escorpião: Personalidade atraída pelas ciências ocultas, grande poder de criação. Romantismo e paixões intensas, Natureza afetuosa, inspirada e generosa.
Com Ascendente em Sagitário: Maior vitalidade e otimismo. Pode provocar inquietação interior e oscilação emocional. A vida familiar saudável é importante para sua estabilidade emocional. É um visionário, generoso, pode ser exagerado, espaçoso, descuidado e acomodado.
Com Ascendente em Capricórnio: Maior realismo, pessimismo e introversão. Natureza melancólica, reservada. Interiormente é decidido e quer se mostrar responsável, mas pode falar muito e realizar menos do que espera. Embora não pareça, é sentimental e sensível.
Com Ascendente em Aquário: Mais arrojado, capacidade de alcançar suas metas e ganha bom humor. Sentido de caridade e simpatia. Gosta de assuntos psíquicos e ocultos. Subjetivo, lúdico, prudente e refinado. Necessita de tranqüilidade para se estabilizar.
Com Ascendente em Peixes: Reforça as características piscianas. Tendência a se envolver com sentimentos e necessidades das outras pessoas. Sensível, romântico e possui grandes qualidades artísticas. Precisa se esforçar para buscar estabilidade e segurança material.