TUDO QUE É SEU É MEU. E TUDO QUE É MEU, TAMBÉM É MEU!
Na tarde de sábado, dia19 de abril, aproximadamente em torno das 14horas e 20 min, o Sol ingressou no resistente e cauteloso signo de Touro. Nesse período, de mais ou menos 30 dias, os nascidos sob este signo iniciam um novo ciclo anual. Touroé um signo de Terra, Fixo, governado pelo planeta Vênus. Touro é um signo leal, persistente, conservador, prudente, preguiçoso, teimoso e sensual.

TOURO
20 de abril a 20 de maio
Terra - Fixo
"EU TENHO"


"DESEJO, NECESSIDADE, VONTADE... VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ? VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

Touro é o segundo signo do zodíaco e representa a relação prática que temos com o mundo ao redor. É o primeiro signo de terra. Vai experimentar a sensação da saciedade. É como a criança que, ao nascer, é separada da mãe que lhe supre todas as necessidades e agora terá que aprender a lidar com a sensação da falta. O Taurino buscará sempre se saciar de valores emocionais e materiais, em nome do prazer. Bens, posses, coisas, sensações, prazeres, conforto são assuntos que influenciam fortemente sua atitude ao longo da vida. Sua marca é seu forte INSTINTO DE CONSERVAÇÃO.
O foco dos taurinos está no lado material e físico da vida. Quando criado solto, o Touro vai se deslocando para as pastagens mais verdejantes. Este é o símbolo do temperamento prático do taurino: nenhum signo procura tanto o que bom para si (e para quem é afetivamente ligado) como o taurino. Vê com tranqüilidade o fato de a ‘vida ser sobrevivência’, mas, ao mesmo, têm ‘antenas’ ligadas para a vida: mais do que qualquer outro signo, Touro vive no presente, e tem um desejo muito grande de ‘aproveitar este presente’.

O aparelho digestivo do Touro comporta a ruminação, isto é, mastigar o que já foi engolido. Portanto, quando não está comendo algo novo, o Touro está ruminando. Isso fala mais uma vez sobre a necessidade de segurança e estabilidade do taurino. De CERTEZAS! A ruminação também está ligada ao sentido de aproveitar algo até o fim. É essa a atitude de Touro diante do prazer, da boa comida ou do que quer que possa ser prolongado. Touro sabe que as coisas acabam (tem por signo oposto, Escorpião, ligado ao reconhecimento da realidade do final ou morte), por isto concentra-se fortemente no momento em que pode desfrutar delas. Porém, sabidamente, Touro muitas vezes tem problemas para finalizar coisas, justamente por causa deste 'apego'. Não raro, a iniciativa tem de partir do outro, mesmo quando é ELE quem mais gostaria de terminar com algo.
É um signo de trabalho, geralmente dotado de grande força física. O animal que representa este signo caracteriza-se por uma energia descomunal. Já do início da civilização, o touro tem sido empregado no trabalho do campo, arando a terra. De fato, taurinos em geral dedicam-se consideravelmente ao trabalho, e à concretização de suas idéias. Vêem no trabalho, principalmente, uma forma ideal de ganhar dinheiro, atividade que muito apreciam. Eles querem dinheiro, não para satisfazer uma ambição, mas para que possam usufruir todas as coisas boas que o dinheiro lhes permite adquirir. Eles são persistentes, estáveis, fiéis, teimosos e leais. Na sua versão taurina, Vênus apresenta uma doce e firme sensualidade, um afeto pujante porém tranqüilo, um amor ancorado em terreno sólido.
Valorizam a forma e o belo. Seus sentidos são muito apurados: o paladar, o olfato, o tato, a audição e a visão. Por isso são bons apreciadores da boa comida, da boa bebida, do bom perfume, das boas roupas, dos ritmos musicais e da beleza das coisas; precisam de aconchego. Têm um bom senso estético e gosto artístico. Encantam-se com a beleza das formas, em especial objetos de arte. São consideravelmente estáveis, tanto nas suas posições pessoais quanto em relacionamentos afetivos. No matrimônio, gostam de viver em harmonia e sensualidade. Os taurinos se afastam de envolvimentos até que tenham determinado se a pessoa, situação ou relacionamento lhes será útil. Sua preocupação com o corpo é grande, pois é um signo sedutor. Pode ser do tipo musculoso ou até ter tendência à obesidade. Pode ser de excelente cozinheiro, até um grande amante.

A terra é o elemento deste signo. Como todo signo de terra, Touro é prático, usando a razão para direcionar-se no mundo. Neste caso, a razão muitas vezes visa o acúmulo de bens materiais. Esta tendência, quando extremada, pode descambar para o materialismo doentio; a obtenção de prazer desvirtua-se em luxúria, o gosto pelas formas artísticas adquire aspectos grotescos, e o indivíduo pode se tornar um guloso de marca maior.
São muito cautelosos e lentos, tanto nos gestos quanto no raciocínio. Não se iluda ao achar que isso é uma demonstração de tolice, pois os nativos de Touro estão somente certificando-se da situação, antes de emitir qualquer parecer ou empreender uma ação. Contudo, uma vez decididos, não voltarão atrás. A menos que as circunstâncias o convençam a fazê-lo, mas não sem antes de uma demorada reflexão. Podem manifestar teimosia, inércia e atitudes pouco flexíveis.
Não são afeitos a mudanças de qualquer espécie. Gostam das coisas que se mantêm estáveis. Como é de se esperar, tendem a ser muito conservadores e turrões por causa disso. Junto à sua obsessão pelo mundo material, a teimosia é um dos aspectos que mais pode dificultar o convívio com um taurino. Mas não tenha medo jamais em contradizê-los, se for sincero e leal, pois não há nada que eles prezem tanto quanto a sinceridade. São extremamente possessivos, por isso são intensamente ciumentos. Consideram o afeto do outro como propriedade sua. Essa possessividade é resultado de sua profunda busca interior por segurança emocional e mental. Sua frase-chave é: “EU TENHO”.


Geralmente touro é confundido com o boi. O primeiro mais agressivo e valente; o segundo castrado e impotente. Há os dois tipos por aí, espalhados entre os nativos do signo de Touro. O touro, por ter culhões, é agressivo. O outro, o boi, é passivo e paciente.
Existem dois tipos taurinos:
Tipo A: "Touro no pasto", frio, estável (Lua e Saturno), prudente, tendência a lentidão, a monotonia, a melancolia, ao pessimismo. Seu tempo é o presente, não gosta de mudanças e não gosta de desperdiçar. Maior apego á matéria e às emoções.
Tipo B: "Touro na arena", quente, passional (Sol, Vênus, Marte e Júpiter), tendência a hiperemotividade, cólera, excitabilidade, predisposição a fortes paixões, manifestação do “Eu quero” e explosões súbitas de raiva. Sensual, quer manter a sensação de prazer. Tanto pode haver a coexistência dos dois tipos, quanto à prevalência de um deles.

O eixo do universo taurino é a segurança emocional e material. Por isso, também conhecido é o apego do taurino a bens materiais. Os tipos menos evoluídos podem avaliar tudo pelos bens e terem uma mente bastante materialista. Os bens materiais podem ser a maior fonte de segurança destes taurinos primitivos. Os tipos mais evoluídos continuam a ser eminentemente físicos e gostam de 'ter' as coisas, mas não fazem delas 'o centro do universo' como os primeiros.
Sua persistência lhes permite fazer planos de longo prazo, até com anos de antecedência. Assim, com atitudes firmes, lutam com obstinação para ter sucesso em seus objetivos. Entretanto quando conquista seus objetivos pode tender a inércia, ter dificuldade em arriscar, pois odeia perder. Então, muitas vezes prefere não agir, a colocar em risco o que já foi conquistado. São estáveis, sérios, confiáveis e querem ser reconhecidos pela sua capacidade de produzir e pelos resultados concretos de seu trabalho.


Os nativos do signo de Touro apresentam inúmeras facetas também de acordo com os 12 tipos de Ascendentes. Apresentamos abaixo algumas características do signo solar em touro combinando com os seguintes possíveis Ascendentes:
Touro com Ascendente em Áries: É voltado para assuntos materiais e financeiros. Possui vontade para iniciar empreendimentos, executá-los e mantê-los. Muito sensorial e excitável. Preocupação com o corpo. Pode encarar a vida emocional de forma prática e simples.
Touro com Ascendente em Touro: Aumenta a necessidade de estabilidade afetiva e econômica, sua sensualidade e a tendência à preguiça. É muito afetuoso e apegado às pessoas. Persistente e tem senso prático.
Touro com Ascendente em Gêmeos: São pessoas inquietas e, ao mesmo tempo, desejosas de segurança. Habilidade comercial e literária. Boa comunicabilidade. Precisa desenvolver a fé. Podem ser bons artistas.
Touro com Ascendente em Câncer: Carecem de muita segurança e de muito contato e carinho. Fidelidade e apego nas relações. Proteção de amigos, família e amigos. Sensibilidade acentuada. Tornam-se ainda mais voltados à família, mesmo depois de adultos.
Touro com Ascendente em Leão: Aumenta o desejo pela estabilidade econômica e pelo reconhecimento social. Tem suas próprias convicções. Teimoso. Sentimentos fortes, apaixonados e possessivos. Valoriza a aparência.
Touro com Ascendente em Virgem: Confere mais objetividade, espírito prático. Propensão para estudos elevados, intelectualidade e religiosidade. Ambiciona sucesso e realização através do que conquista com o trabalho. Carece de autoconfiança e segurança interior.
Touro com Ascendente em Libra: Fica mais sociável e afetuoso, compreende e aceita melhor as opiniões opostas as suas. Habilidade artística que pode ser empregada na profissão. Comportamento refinado e agradável. Falta poder de decisão. Sensível e, às vezes, sugestionável.

Touro com Ascendente em Escorpião: Maior poder de observação, pode resultar tanto numa personalidade equilibrada como tremendamente inescrupulosa. Poder de força, desejos, atitudes, determinação. Há necessidade em moderar os apetites e paixões.
Touro com Ascendente em Sagitário: Confere uma vida mais movimentada, com conflitos entre o desejo de liberdade e a aversão às mudanças. Precisa encontrar atividades onde seja possível conviver com ambos os lados. Senso de justiça.
Touro com Ascendente em Capricórnio: Reforça as qualidades do taurino, mas pode torná-lo pessimista. Confere espírito criativo. Apesar da timidez, o amor é vital. Aprecia as relações estáveis e românticas, tendendo a ser lento para iniciar uma relação. Caráter decidido e independente. Reforça qualidades práticas, sensoriais e é exigido através do trabalho.
Touro com Ascendente em Aquário: É uma pessoa sincera, amiga e conselheira. Tem imaginação e individualismo, desenvolve grande disposição física e principalmente mental. Valoriza a tradição. Pode ter dificuldade em lidar com o sentimentalismo.
Touro com Ascendente em Peixes: Maior sensibilidade às paixões extremas. Dons artísticos acentuados, mas força de vontade pode ser instável. Precisa se comunicar bem e aprimorar o intelecto. Pelo excesso de passividade, pode tender à preguiça.