"CADA COISA EM SEU DEVIDO LUGAR"
ou "UM HOMEM PREVENIDO VALE POR DOIS"


Na madrugada de sábado, dia 23 de agosto em torno de meia-noite, o Sol ingressou no organizado e cuidadoso Signo de Virgem. Nesse período, de mais ou menos 30 dias, os nascidos sob este signo iniciam um novo ciclo anual. Virgem é um signo de Terra, Mutável e é regido por Mercúrio. Virgem é um signo discriminativo, organizado, solícito, habilidoso e eficiente, assim como pode ser detalhista, crítico e inconveniente.


VIRGEM
23 de agosto a 22 de setembro
Mutável – Terra
“Eu Purifico” / “Eu Analiso”


Virgem é o último signo da metade individual do zodíaco e representa, depois da consciência em Áries, da experiência em Touro, do conhecimento em Gêmeos, da consolidação da personalidade em Câncer e da ambição em Leão, o ser já formado, colocando em prática tudo o que é no terreno concreto, real, palpável, da vida do dia-a-dia.
É o sexto signo do Zodíaco e finaliza a mandala pessoal, simplificando: ele é o sexto signo que aborda aspectos pessoais e individuais do indivíduo e, a partir dele, os outros signos estarão direcionados ao outro, aos grupos e às relações interpessoais. Portanto, ele tem o papel de purificador, como se fosse uma peneira, indo ao fundo de si mesmo para chegar ao que chamamos de seu “EU” verdadeiro, sua essência, para então, poder olhar para fora de si, em direção ao outro. Sua frase é: “EU PURIFICO”.
Para os virginianos, o eixo do universo é o trabalho e o aperfeiçoamento de suas ações. A mente controla a matéria. Deverão aprender que, embora o corpo possa servir a mente, esta finalmente deve servir ao espírito.
Nenhum detalhe da realidade lhe escapa: nem os bons nem os maus aspectos; percebe as mais ínfimas peças de uma engrenagem, dono de um talento inato para apontar o mecanismo defeituoso e atinar com a solução do problema.
São meticulosos em seu trabalho, prestam muita atenção aos detalhes e fazem tudo de maneira cuidadosa e eficiente. Gostam de obter a ordem da confusão. Para eles, a verdadeira aristocracia é a do trabalhador.
Os astros os dotam de um grande senso prático. Observador nato, não se cansa da aprender com os outros. Alcançar a perfeição é uma de suas metas. Rigorosamente analítico, está sempre tentando assimilar e aperfeiçoar as experiências.
São práticos e inteligentes para permitir que alguém os transforme em mártires. Senso de dever e direitos. Às vezes, existe uma visão estreita: podendo ser incapazes de falar sobre qualquer coisa que não seja o seu trabalho e seu cotidiano, e não se interessam por nada que não esteja relacionado a eles.
O virginiano é uma pessoa organizada, ou pelo menos voltado para algum tipo de rotina, é aquele que organiza, analisa, cataloga, separa, discrimina, vê os detalhes e os defeitos.
No que se refere aos relacionamentos, podem ser indiferentes às aventuras amorosas e com freqüência permanecem voluntariamente solteiras, pois ninguém está à altura de seus padrões de perfeição. Nos relacionamentos amorosos acabam muitas vezes, escolhendo parceiros que tragam à tona essa necessidade constante de crítica, nas mulheres a necessidade de criticar e nos homens de serem criticados. Provavelmente não é o tipo de pessoa que se deixa dominar por afeições exageradas. É que, com todo o seu controle, o nativo de Virgem cede mais à qualidade do que à intensidade do amor. E as incertezas da paixão nem sempre se adaptam ao seu estilo prudente e sentimental.
Sua visão é microscópica, não estão habituados a ter um significado global de uma questão. Numa alta vibração, eles aprendem a diferenciar, a separar o essencial do trivial. Sua evolução permite que sejam eruditos, críticos, perfeccionistas e exigentes. Também são criteriosos, hipocondríacos, têm mania de limpeza e arrumação.
Devem aprender a ser seletivos e imparciais na avaliação do próprio desempenho, bem como no dos outros. De natureza prestativa, coloca seu talento e capacidade de organização a serviço dos outros. Gosta de analisar o mundo. É amante da natureza e discreto. Eles são capazes de sacrifícios se acharem que seu trabalho vale a pena.
Devem atentar para o complexo de inferioridade inerente ao signo. Adoram regras, métodos, regulamentos, “instruções de usos”, “bulas de remédio”, formulários, receitas de bolo, listas de supermercado, gráficos, planilhas, manuais, quebra-cabeças, diagnósticos e trabalhos minuciosos.
Virgem rege também a saúde. A alimentação e a saúde são grandes preocupações do signo, nós somos aquilo que comemos. Gosta de ritualizar suas tarefas e obrigações. Precisam desenvolver a disciplina para estarem resistentes às doenças, pois não sendo assim, esgotam as energias do corpo com preocupações, irritações ou excesso de trabalho. Ao mesmo tempo são eficazes agentes de cura, exercendo influência positiva sobre os enfermos.
Gostam de artigos de qualidade, da rotina, conforto, ambiente funcional. São pessoas solícitas, que têm prazer em servir. Precisam aprender a não fazer fofocas e comentários negativos sobre as pessoas que se afastam de seu padrão particular de aparência e conduta.
O tempo parece viver em Virgem uma curiosa dança onde trocam de lugar seus três momentos, presente, passado e futuro. O passado contém a experiência; é, portanto, um dado valioso. O presente deve ser aprimorado - e essa tarefa, às vezes é levada a extremos, podem fazer com que os ponteiros do relógio corram muito e, assim, o presente transforma-se em passado antes de plenamente vivido. E o futuro torna-se presente antes de totalmente preparado.
Os nativos do signo de Virgem apresentam inúmeras facetas também de acordo com os 12 tipos de Ascendentes. Apresentamos abaixo algumas características do signo solar em Virgem combinando com os seguintes possíveis Ascendentes:

Virgem Ascendente em:

Virgem com Ascendente em Áries: Habilidoso e engenhoso. Facilidade em tarefas práticas. O trabalho tem uma importância em sua vida, por isso é um bom organizador, planejador e até um pouco frio. O amor pode ter um caráter mais utilitário. Deve estar atento, pois é necessário rever suas posturas sempre, principalmente na forma como faz críticas e discrimina as coisas.
Virgem com Ascendente em Touro: Deve ter cuidado para que o espírito crítico não iniba os diversos potenciais artísticos e criativos que possui e seu gosto estético. Pode ter uma preocupação com o corpo ou ter uma preocupação com o sucesso material. Precisa de uma pessoa que o ajude a progredir, impulsionando sua ambição. A sensualidade é mais elevada.
Virgem com Ascendente em Gêmeos: Reforça capacidades mentais de estudo, análise e crítica. Bom para a escrita. Pode ser retraído e indeciso afetivamente, apesar de ser mais sociável. Precisa encontrar uma aplicação produtiva para seu talento mental ou manual.
Virgem com Ascendente em Câncer: Natureza moldável e dócil. Dedicado profissionalmente. Tem êxito no comércio e pequenos negócios. O seu equilíbrio interior depende do bom convívio entre os lados emotivo e racional.
Virgem com Ascendente em Leão: Aumenta a extroversão, o entusiasmo e orgulho. Pode ser um bom administrador de seus próprios negócios. Aprecia o lado material e beleza física. Pode ter mais preocupações práticas e diminuir os sentimentos afetivos.
Virgem com Ascendente em Virgem: Sempre quando há o chamado “duplo virgem” o indivíduo tem as características do signo reforçadas, sendo mais prática, utilitária, crítica, perfeccionista e, às vezes, rigorosa demais de uma forma geral. Pode ser mais racional no amor e precisa buscar viver de forma saudável.
Virgem com Ascendente em Libra: Faculdades perceptivas e habilidade de julgamento. Precisa aprender a não vacilar em opiniões e atitudes. Menos rigidez, aumenta a delicadeza e afetividade.
Virgem com Ascendente em Escorpião: Pode ter sua natureza desconfiada exacerbada, assim como sua sensualidade e ceticismo. Favorece o trabalho científico, medicina e enfermagem. Deve examinar sua sexualidade para não cometer excessos, para mais ou para menos. Cuidado com a forma como verbaliza suas opiniões, pois pode encontrar atritos, ou indiferença.
Virgem com Ascendente em Sagitário: É mutável e adaptável, vida dinâmica e viagens. Precisa aprender a conciliar sua necessidade de liberdade e aventura com uma vida organizada e disciplinada; por isso pode ter uma vida com muitas oscilações. Pode ser muito crítico e tem tendências religiosas ou filosóficas. Luta para ser reconhecido no seu trabalho e na carreira.
Virgem com Ascendente em Capricórnio: Habilidade para trabalhos práticos. Mente racional perfeccionista. Seus ideais precisam ser elaborados de maneira humana, pois poderá se afastar das pessoas por suas imperfeições.
Virgem com Ascendente em Aquário: Bom trabalhador, inventivo, com idéias que unem teoria à prática. Tem capacidade de investigação científica e pode ser friamente objetivo. Grande habilidade em julgar a natureza humana, entretanto pode ter dificuldade em se envolver emocionalmente nos relacionamentos.
Virgem com Ascendente em Peixes: natureza calma, hospitaleira, servidora criativa e modesta. Pode ter falta de ânimo e até indolência. Entretanto é simpático no convívio social, mesmo sendo retraído. Recebe apoio das pessoas, é sensível e intuitivo.