ASTROLOGIA MODERNA

Coloquei algumas breves citações de um texto do astrólogo Steven Birchfield onde aborda alguns argumentos usados pelos defensores da astrologia moderna, como que a astrologia tradicional é "fatalista" e a astrologia moderna "ajuda o desenvolvimento espiritual" do ser humano.



Se tudo está pré-determinado na carta astral e você não pode fazer nada a respeito para mudá-la, por que se importar em estudar astrologia?


“Primeiro, vamos deixar claro que ninguém disse que tudo estava pré-determinado”. As pessoas pensam que conhecimento antecipado é a mesma coisa que predestinação. Muitos que nunca dedicaram realmente tempo para estudar o que os antigos ensinavam, aparentemente pensam que a astrologia tradicional é um meio de descobrir qual a cor das meias que eu vou usar amanhã. Não é assim.
As casas astrológicas eram os "acidentes" ou circunstâncias que são comuns para TODAS as pessoas. Quais são essas circunstâncias e como elas se manifestam para cada indivíduo é o que torna única a vida de cada um. Todos nós temos escolhas dentro de limitações. Eu posso escolher o que vou fazer com a minha sorte ou com meu azar. Eu posso contar em uma mão o número de cartas que eu analisei que indicam pouca adversidade. Não existe ninguém nesse mundo que não enfrentará adversidade, transtornos e problemas em algum grau. Todos nós temos pontos benéficos ou não em nossas cartas.
Existe em cada pessoa a possibilidade de fortuna e infortúnios. Conhecimento sobre esses dois, antes que eles venham, não muda as circunstâncias quando eles aparecem. Mas o conhecimento prepara a pessoa para o que pode ser feito a respeito.
Em 2004, se as pessoas soubessem que um Tsunami se aproximava, obviamente elas teriam fugido de seu caminho! O Aviso não mudaria o evento ou sua natureza, e as pessoas ainda assim teriam perdido suas casas e posses, mas não teriam perdido suas vidas.
Onde existe vida, existe oportunidade e esperança. Eu não posso impedir os pássaros de voar sobre minha cabeça, mas eu posso impedir que eles façam um ninho no meu cabelo.
Estar avisado é estar preparado!”


A astrologia do "pensamento positivo"


“A astrologia moderna olha para o mapa e nos fala sobre o nosso "potencial" e como podemos desenvolver esses potenciais, potenciais que lutamos para alcançar e estar à sua altura”. O problema é que o "potencial" pode ou não se realizar. O que acontece quando nós não conseguimos viver dentro do padrão estabelecido por nossas expectativas. Entender a nós mesmos não é a mesma coisa que determinar as realizações de nós mesmos. Entendimento implica diferenciar entre o que podemos e não podemos fazer. É conhecer nossos limites e os limites do que podemos fazer. É simplesmente reconhecer que a alguns são dados cinco talentos, a outros três, e a outros apenas um. O que nos torna "iguais" é a habilidade de escolher o que fazer com o que nos é dado. Dizer "bem, eu tenho apenas um talento, então não vou nem tentar" é derrotismo. Comparar esse talento com os outros cinco que outras pessoas podem ter é um desserviço. Ser sincero é determinar o que alguém pode fazer com o seu talento é honestidade. As pessoas estão cansadas de que digam para elas que elas têm esse e aquele potencial, e depois nunca conseguem concretizá-lo, e ficando deprimidas ou amargas porque alguém mentiu pra elas sobre as imensas "possibilidades" e "potenciais" que elas tinham para o futuro.
A vida não é uma questão de sucesso ou fracasso, conquista ou azar, nem tampouco sobre bem ou mal; é uma questão de atravessá-la e experimentá-la realmente, transformando uma vida "medíocre" em algo excepcional porque foram vidas vividas excepcionalmente bem.