O QUE A ASTROLOGIA NÃO É?


Mauro Silva



Por incrível que pareça, é muito mais esclarecedor dizer o que a Astrologia não é do que propriamente tentar defini-la. Isto porque há muitas distorções e idéias infantis associadas a essa técnica milenar de correlação entre o céu e a terra.. Por isso, primeiro é preciso atravessar uma grossa camada de fumaça e fuligem, ou seja lá o que for, para só então começarmos a falar sobre a astrologia que praticamos e que efetivamente serve como instrumento de orientação.


1. Astrologia não é adivinhação. Não há como saber o que exatamente vai acontecer com você. Não há visões. Astrólogo não é sensitivo, não vê cenas nem vultos, muito menos identifica pessoas. O trabalho astrológico é puramente analítico, quando é bem feito. Quando é desordenado e caótico, chamam de "arte", porque, aqui entre nós, técnica seria mesmo um termo muito sofisticado... E a intuição? Insights? Sempre pode emergir em qualquer tipo de trabalho, em qualquer profissão.
2. Astrologia não é religião. Você pode estudá-la e praticá-la à vontade, e também não tem problema nenhum consultar um astrólogo. Não é heresia. Deus não castiga. Dogmas e livros sagrados não existem na astrologia. Nem há qualquer incompatibilidade com as religiões estabelecidas. Nem passa pela cabeça dos corpos celestes usurpar a glória do Ser Absoluto. Eles se contentam com o papel de coadjuvantes.
3. Astrologia não é fatalidade ou destino. Não há nada "escrito" lá nas estrelas que diga que você vai ser isto ou aquilo, ou que vai acontecer este ou aquele evento na sua vida. Acreditamos, porém, que livre arbítrio seja algo relativo e bastante maleável. A própria natureza nos impõe limites. O meio social, também. O fenômeno astrológico, idem.
4. Astrologia não é magia. O trabalho do astrólogo não tem nada de mágico. Qualquer um pode executá-lo, contanto que estude para isso. O astrólogo não tem nenhum poder fantástico. Não precisa ter medo da gente.
5. Astrologia não é alienação. Você não deixará de olhar para a realidade do mundo, medindo cada passo e cada detalhe da vida pelo movimento dos planetas. A astrologia funciona mais ou menos assim. Vai fazer sol? Então eu saio de camiseta e mais uma calça leve ou uma bermuda. Vem aí uma frente fria? Opa, é bom vestir um casaco. Vai chover? Tô indo pegar meu guarda-chuva. Meia-estação? Muito bem, uma camisa de manga comprida, calça jeans.
6. Astrologia não é horóscopo diário. A astrologia está para o horóscopo diário assim como uma nota de 100 dólares está para uma moeda de 1 centavo de real. O que você faz com um centavo? Nada, absolutamente nada!
7. Astrologia não é astronomia. A primeira estuda a correlação entre a mecânica celeste e os eventos aqui na terra. A outra é uma ciência que estuda as posições, os movimentos, a estrutura e a evolução dos astros.
8. Astrologia não é superstição. Astrólogos e astrólogas não acreditam em astrologia. Eles conhecem astrologia.
9. Astrologia não é uma prática ingênua. A formação de um astrólogo exige conhecimentos de astronomia, psicologia, história (para a astrologia mundial e política), além do conhecimento específico das técnicas astrológicas. Os mais exigentes e dedicados conhecem estatística, geometria, bem como as áreas específicas em que atuam. Por exemplo, para a prática da astrologia financeira é preciso ter um bom conhecimento de economia e vivência no ramo.
10. Astrologia não é algo infalível. Você conhece alguém ou alguma ciência que seja?